

Menina viraliza ao contestar que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil
Vídeo de Alice recitando poesia de Mileny sobre povos originários gera debate sobre ensino de história no país
Uma menina chamada Alice está viralizando nas redes sociais por contestar a versão tradicional de que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. No vídeo que circula pela internet, a pequena esclarece que os povos originários já habitavam o território brasileiro há dez mil anos, tecendo críticas à colonização portuguesa e suas consequências.
O vídeo que conquistou a internet
O registro mostra Alice respondendo à pergunta “quem descobriu o Brasil?” de forma surpreendente. Em vez de citar Pedro Álvares Cabral, como tradicionalmente se ensina nas escolas, a menina recita uma poesia de Mileny, artista multiartista que atua como poeta, atriz, arte-educadora, diretora teatral e dramaturga.
No conteúdo compartilhado, Alice destaca que o Brasil já existia muito antes da chegada dos portugueses, apresentando uma visão crítica sobre o processo de colonização. A forma como ela se expressa e a reação do pai durante o vídeo contribuíram para que o conteúdo se espalhasse rapidamente pelas redes sociais.
Repercussão e elogios nas redes sociais
Nos comentários da publicação, internautas não pouparam elogios à pequena Alice. “Mini querida, muito diva. Arrasou”, escreveu uma pessoa. Outro internauta sugeriu: “Quem sabe deveria fazer um rap com o áudio dela”.
O vídeo foi compartilhado em março de 2025 e continua gerando debates sobre como a história do Brasil é ensinada nas escolas, especialmente no que diz respeito ao período da colonização.
Arte e educação como ferramentas de reflexão crítica
Especialistas em educação destacam a importância da arte e de abordagens críticas no ensino de história. Ana Mae Barbosa, Professora Emérita da Escola de Comunicações e Artes da USP, defende que “o aprendizado da arte desenvolve a inteligência e a percepção da imagem para todas as áreas, estimulando o estudante a olhar e a pensar o mundo”.
A professora também ressalta que “a arte faz parte de uma educação integral. É fundamental para estimular a criatividade, a imaginação, as habilidades motoras, a inteligência racional, a afetividade e a emoção”.
Ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas
O episódio também reacende discussões sobre a implementação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. A legislação busca romper com a ideia de subordinação racial no campo das ideias e das práticas educacionais, propondo reconceituar, pela escola, o negro, seus valores e as relações raciais na educação e na sociedade brasileira.
Educadores defendem que conhecer a história da educação do negro brasileiro, em seus aspectos de exclusão, resistência e inclusão, é fundamental para uma compreensão mais ampla da formação do país.
O vídeo de Alice demonstra como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para ensinar história de forma crítica e reflexiva, estimulando o desenvolvimento de saberes críticos e reflexivos nos estudantes desde cedo.
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