

Insurtech Brasil 2025: 5 tendências que vão transformar o mercado de seguros
Maior evento de inovação do setor muda para o Expo Center Norte com foco em eficiência
O Insurtech Brasil 2025, principal encontro de tecnologia e inovação em seguros do país, realizará sua 8ª edição no dia 3 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo. Com cinco trilhas paralelas de conteúdo, o evento focará em soluções que geram eficiência financeira e operacional para toda a cadeia do setor, reunindo startups, seguradoras, investidores e profissionais de tecnologia.
Novidades da edição 2025
Pela primeira vez em sua história, o Insurtech Brasil deixa seu local tradicional e se muda para o Expo Center Norte, refletindo o crescimento e a relevância que o evento conquistou no setor. A mudança não foi apenas de espaço físico, mas também de data, passando a ser realizado numa quinta-feira, facilitando a participação de executivos e empreendedores.
“A cada ano que passa, o Insurtech Brasil vai se consolidando como a principal plataforma de negócios e networking para inovação no setor de seguros. Isso acontece devido ao formato do evento, que permite uma enorme interação com os líderes e empreendedores que estão reinventando essa indústria no nosso país”, afirma José Prado, CEO do evento.
Uma das grandes novidades desta edição é a ampliação do número de salas. Além das quatro tradicionais salas de conferência, o evento contará com um espaço dedicado exclusivamente a pitches de startups. Esta iniciativa visa dar mais visibilidade às empresas nascentes que estão desenvolvendo soluções inovadoras para o mercado segurador.
“Ao todo, traremos cinco trilhas paralelas de conteúdos exclusivos sobre os desafios do mercado de seguros para 2025, incluindo temas que seguem relevantes como Inteligência Artificial, Open Insurance, modelos inovadores de negócios, e a evolução do uso de dados e novas tecnologias”, explica Juliana Montez, organizadora do evento.
Temas e debates em destaque
O Insurtech Brasil 2025 trará uma abordagem inédita, focando não apenas em empresas que vendem seguros diretamente, mas em toda a cadeia de valor do setor. Esta visão mais ampla busca mapear soluções e novos canais que possam gerar eficiência financeira e operacional para todo o ecossistema.
Entre os principais temas que serão debatidos, destaca-se o Embedded Insurance (seguro embutido), mostrando como novas tecnologias e produtos de seguros estão conectando empresas de diferentes setores e gerando oportunidades de negócios. O evento também abordará inovações para corretores de seguros e como as novas tecnologias podem tornar ainda mais estratégico o papel deste player no mercado.
Outro tema de grande relevância serão as PLPs 519/18 e 101/2023, recentemente aprovadas pela Câmara dos Deputados, que ampliaram a participação das cooperativas e associações de proteção veicular no mercado de seguros brasileiro. Painéis específicos avaliarão o impacto socioeconômico e tecnológico dessas alterações legislativas no setor.
“O Brasil é um dos mercados de insurtechs mais quentes do mundo atualmente. Nos últimos anos, o regulador acelerou muito a inovação no país, com programas como Sandbox e Open Insurance, entre outras iniciativas digitais”, contextualiza José Prado, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Insurtech.
Patrocinadores e ecossistema
O perfil inovador do Insurtech Brasil 2025 atraiu diversos players do ecossistema de seguros como patrocinadores. Entre eles estão a TransUnion (empresa global de informações e insights), .add (especializada em inovação e desenvolvimento low code), InsureMO (plataforma global de infraestrutura tecnológica), Namirial (provedora de serviços de confiança digital) e Gestão Segura (plataforma de consultoria e gestão no setor automotivo).
Também apoiam o evento a Cambridge Mobile Tematics (maior provedora de serviços telemáticos do mundo), Klooks (referência em inteligência financeira), Autoinsp (assistência em perícia e vistoria cautelar), Guidewire (plataforma de seguros), Sensedia (soluções baseadas em APIs) e Recuperação Online (plataforma de localização de veículos).
A ‘Trilha de Startups e Insurtechs’, característica preservada das edições anteriores, apresentará novas empresas com potencial para revolucionar e otimizar a operação do mercado de seguros por meio de soluções práticas e que maximizem resultados. O Insurtech Brasil 2025 conta ainda com o apoio do ITC Vegas, o maior evento global de inovação e tecnologia para o mercado de seguros.
Impacto no mercado brasileiro
O crescimento do Insurtech Brasil reflete a evolução do próprio mercado de insurtechs no país. Segundo o estudo Latam Insurtech Journey, realizado pela Digital Insurance em parceria com a Mapfre, o número de startups de seguros no Brasil aumentou 6% entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, enquanto a taxa de mortalidade das empresas do setor caiu de 12% para 7%.
O Brasil lidera a representatividade na América Latina, concentrando 41% das 502 insurtechs registradas na região. O setor segurador brasileiro avançou 12,2% em 2024, segundo dados da Susep, reforçando o bom momento do mercado.
“Vivemos o momento mais interessante e fascinante da história do seguro no Brasil. Estamos em um momento de exploração, em que as pessoas estão testando novas coisas. Claro que muitas delas não vão pra frente, mas deixarão provocações. Inovem e aproveitem esse momento”, destaca José Prado.
Um dado relevante sobre o impacto das insurtechs é que, entre as empresas que participam do programa Sandbox da Susep, a média de novos clientes que nunca tiveram seguros está na casa dos 70%. Isso demonstra como a inovação tem contribuído para a inclusão de mais brasileiros no mercado segurador.
Perspectivas para o futuro
O Insurtech Brasil 2025 acontece em um momento crucial para o setor, com a inteligência artificial e outras tecnologias digitais se tornando indispensáveis para otimizar processos. No entanto, especialistas alertam que a inovação precisa ir além da aplicação superficial da IA e demonstrar valor real para investidores e stakeholders.
“O impacto das evoluções tecnológicas será sentido em cinco anos. As bases estão construídas e estão abrindo caminho para muitas mudanças no mercado. A médio prazo, as insurtechs vão forçar a competição e a modernização dos agentes do mercado”, projeta José Prado.
As inscrições para o Insurtech Brasil 2025 já estão abertas e o valor pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do evento: insurtechbrasil.com.
Última atualização: 17 de maio de 2025
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário