

Ex-pedreiro vira apicultor de sucesso com apoio do Senar/MS
Sérgio Soares transformou vida com cursos e assistência técnica em Angélica
Sérgio Soares trocou a construção civil pela apicultura e hoje possui agroindústria de mel com selo nacional, graças aos cursos e assistência técnica do Senar/MS no município de Angélica.
Da construção civil às colmeias
A transformação de Sérgio começou quando ganhou uma caixa velha de apicultura de um amigo. Ele reformou a estrutura com as próprias mãos e a colocou debaixo de um pé de manga em sua casa na cidade.
“Na verdade, eram uns pedaços, mas juntei umas peças e reformei a caixa com as próprias mãos”, relembra o produtor. Para sua surpresa, o enxame veio e com ele nasceu uma nova paixão.
Inicialmente, Sérgio transportava as caixas na garupa da bicicleta, pedalando dez quilômetros para instalar as colmeias. Posteriormente, conseguiu uma moto adaptada e, anos depois, a caminhonete que usa até hoje.
Capacitação transforma a produção
O Senar/MS foi fundamental na profissionalização da atividade de Sérgio. Ele participou de todos os cursos disponíveis, tanto em apicultura quanto em temas como pomar, manejos e organização da propriedade.
“Eu sempre falo que consegui minha evolução por conta do Senar, que consegue chegar no homem do campo e compartilhar conhecimento”, destaca o apicultor. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) especializada trouxe inovações que revolucionaram sua produção.
A equipe técnica ensinou novas formas de organização, análise de resultados, gestão de custos e técnicas modernas como a divisão de colmeias. “A gente trabalhava no método tradicional e o Senar me trouxe o conhecimento técnico e as inovações que não conhecia”, explica.
Agroindústria com selo nacional
Sérgio também foi atendido pela ATeG Agroindústria, que acompanhou todo o processo de regularização da produção. O programa orientou desde o projeto da casa do mel até a conquista do selo SISBI.
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal autoriza a comercialização do mel “Ouro de Mel” em todo o território nacional. Esta conquista representa um marco na trajetória do ex-pedreiro que se tornou empresário rural.
Além disso, o selo garante qualidade e segurança alimentar, agregando valor ao produto e ampliando as possibilidades de mercado. Consequentemente, Sérgio pode competir em igualdade com grandes produtores nacionais.
Sonho realizado no campo
Hoje, Sérgio vive no sítio Bom Jesus, que adquiriu com recursos da apicultura. “Aqui é meu paraíso. É onde eu sou feliz de verdade com minha família”, afirma o produtor rural.
“Não sou rico, mas venci na vida. Quando me lembro como comecei, hoje me considero um milionário”, comenta. O apicultor guarda com carinho o dia em que decidiu parar de trabalhar como pedreiro.
Para o futuro, Sérgio deseja que um dos três filhos continue o trabalho iniciado com uma caixa velha. “Graças a Deus a apicultura vingou e não precisei voltar. O Senar tem muita parte nisso”, finaliza.
Última atualização: 27 de maio de 2025
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário