Pedágio BR-163: reajuste de 5,53% começa em 14 de junho

Pedágios da BR-163 em MS sobem 5,53% a partir de 14 de junho. ANTT aprova reajuste baseado no IPCA para 9 praças. Automóvel paga até R$ 10,55.

Pedágio BR-163: reajuste de 5,53% começa em 14 de junho

ANTT aprova aumento baseado no IPCA para 9 praças em MS

Os pedágios da BR-163 em Mato Grosso do Sul terão reajuste de 5,53% a partir das 0h de 14 de junho, conforme decisão da ANTT baseada no IPCA acumulado.

Novos valores por categoria de veículo

Para automóveis, caminhonetes e furgões, a tarifa mais baixa sobe de R$ 6,50 para R$ 6,86 na Praça 1 (Mundo Novo). Nas praças mais caras, como Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso, o valor passa de R$ 10,00 para R$ 10,55.

Motocicletas pagarão entre R$ 3,43 (Mundo Novo) e R$ 5,28 (praças mais caras). Anteriormente, os valores variavam de R$ 3,25 a R$ 5,00.

Caminhões leves e ônibus terão tarifas entre R$ 13,72 e R$ 21,11. Além disso, veículos pesados com seis eixos pagarão de R$ 41,16 a R$ 63,33, dependendo da praça.

Localização das 9 praças de pedágio

A BR-163 possui nove praças de pedágio distribuídas ao longo de 791 quilômetros em MS. A Praça 1 fica em Mundo Novo (km 28,2), seguida por Itaquiraí (km 113), Caarapó (km 228,2) e Rio Brilhante (km 313,5).

Em Campo Grande, a Praça 5 está localizada no km 431,8. Posteriormente, encontram-se as praças de Jaraguari (km 533,8), São Gabriel do Oeste (km 605), Rio Verde de Mato Grosso (km 704,3) e Sonora (km 819,2).

Consequentemente, motoristas que percorrem toda a extensão da rodovia enfrentarão múltiplas cobranças. O trajeto completo pode custar mais de R$ 70 para automóveis após o reajuste.

Justificativa da ANTT para o reajuste

A ANTT justifica o aumento como “compromisso com a previsibilidade e equilíbrio dos contratos de concessão”. O reajuste segue cláusula contratual firmada com a Motiva Concessionária (antiga CCR MSVia).

O percentual de 5,53% reflete a variação do IPCA entre abril de 2024 e abril de 2025. “Trata-se de critérios objetivos baseados em índices oficiais”, afirma a agência reguladora.

Portanto, o reajuste visa garantir “continuidade dos investimentos, manutenção da infraestrutura e qualidade dos serviços”. A medida também assegura atendimento 24 horas, conservação da pista e segurança viária.

Impacto no orçamento dos usuários

O reajuste representa aumento médio de R$ 0,50 por passagem para automóveis nas praças mais baratas. Nas praças mais caras, o acréscimo chega a R$ 0,55 por veículo.

Para transportadoras que fazem o trajeto completo diariamente, o impacto anual pode superar R$ 1.000 por veículo. Contudo, a ANTT argumenta que o modelo garante “níveis adequados de desempenho, conforto e segurança”.

Ademais, usuários frequentes podem se programar com antecedência, já que os reajustes seguem calendário anual previsível. A divulgação antecipada contribui para maior transparência na relação com os usuários.

Histórico de reajustes na rodovia

Em 2024, o reajuste foi de 3,69%, inferior ao atual devido à menor inflação acumulada. A Motiva assumiu a concessão em 2014 com contrato até 2049, sem obrigação de duplicar totalmente a rodovia.

A empresa não cumpriu o cronograma original de duplicação em cinco anos. Contudo, mantém a concessão com foco em manutenção e melhorias pontuais da infraestrutura existente.

Portanto, os usuários continuam pagando pedágio em rodovia parcialmente duplicada. O novo contrato prioriza conservação e operação em detrimento de grandes obras de ampliação.

Última atualização: 5 de junho de 2025

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