

Segurança Pública Mato Grosso do Sul: Grupo Tem 180 Dias para Implantar Observatório
Iniciativa busca ampliar transparência e orientar políticas públicas baseadas em dados
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul criou grupo de trabalho para estruturar o Observatório de Segurança Pública. O objetivo é qualificar a gestão, ampliar a transparência e fortalecer políticas públicas eficientes no estado.
Objetivos e Estrutura do Observatório
O grupo reúne representantes da secretaria, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Eles terão 180 dias para apresentar um modelo de funcionamento, normas e estrutura do novo Observatório de Segurança Pública.
A proposta visa padronizar registros de ocorrências, reduzir inconsistências nos sistemas das corporações e monitorar indicadores estratégicos. Além disso, o Observatório deve fomentar a produção científica e incentivar a participação social na identificação de problemas e soluções.
A função dos sete membros do grupo será exercida sem remuneração extra. Portanto, não haverá prejuízo às atividades de seus cargos originais.
Transparência e Políticas Baseadas em Dados
Mato Grosso do Sul já se destaca nacionalmente em transparência de dados na segurança pública. O estado cumpre todos os critérios de divulgação ativa, detalhando mensalmente indicadores como homicídios, feminicídios e roubos em todos os municípios1.
A criação do Observatório deve fortalecer ainda mais a análise criminal, possibilitando a formulação de políticas baseadas em evidências e ciência de dados. Portanto, a iniciativa busca apoiar planos, programas e projetos com foco em resultados concretos para a população.
Investimentos e Reconhecimento Nacional
Entre 2015 e 2022, Mato Grosso do Sul investiu R$ 1,2 bilhão em segurança pública, incluindo viaturas, armamentos e tecnologia1. Em 2022, o estado liderou o ranking nacional de crescimento de investimentos no setor, com aumento de 137% em relação ao ano anterior.
Além disso, o reconhecimento por boas práticas de transparência reforça o compromisso do estado com a gestão eficiente e a prestação de contas à sociedade.
A expectativa é que, ao final do prazo, o grupo entregue um plano estruturado para a implementação definitiva do Observatório, promovendo uma atuação mais integrada e inteligente das forças de segurança.
Última atualização em 13 de junho de 2025
Compartilhe este conteúdo:







Publicar comentário